(63)3224-1490
(63)98468-8161
IAL Corretora de Seguros

Seguro Prestamista: proteja sua família contra dívidas

Seguro Prestamista: proteja sua família contra dívidas

O fim da vida ainda é um tabu para a maioria das pessoas, um assunto recheado de mistérios e receios, enquanto para outros a finitude é algo tão natural quanto todas as outras fases da vida. Porém, algo que normalmente une estes dois tipos de pessoas, é a preocupação não apenas com a morte em si, mas com o legado que se deixará para os entes queridos.

Quando se fala em legado, além das questões relacionadas a heranças e patrimônios, é muito comum a preocupação em garantir que em caso de morte o legado deixado não seja de dívidas, pendências ou prestações que possam deteriorar a vida financeira e o conforto da família. O seguro de vida prestamista, ou seguro prestamista, surge justamente como uma forma de dirimir essa apreensão.

O seguro prestamista é uma modalidade específica de seguro de vida direcionado a quitação de créditos, dívidas e/ou planos de financiamento em caso de morte do segurado, ou mesmo, em alguns planos, em caso de desemprego involuntário, invalidez ou perda de renda.

Esta modalidade vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, impulsionada tanto pelo aumento de linhas de crédito e incentivo a financiamentos, como posteriormente pelo agravamento da crise econômica. O seguro prestamista representa um benefício tanto para a instituição que concede o crédito quanto para o segurado, que tem a garantia da quitação da sua dívida diante de qualquer contratempo.

Continue lendo e entenda melhor o funcionamento dessa modalidade de serviço, suas características, vantagens e restrições mais comuns.

Seguro prestamista: entenda o que é

O seguro prestamista iniciou a sua trajetória no brasil a partir de meados da década de 1970, surfando na popularização dos consórcios de carros. A partir de então o seu crescimento foi contínuo, acompanhando as novas tendências de crédito parcelado que surgiam. Até chegar a sua fase mais vertiginosa de crescimento a partir do final da década de 1990 até os tempos atuais, impulsionado pelo financiamento de veículos e pelo crédito consignado.

O prestamista é uma espécie de seguro de vida em grupo. Ou seja, é como se várias pessoas contribuíssem para um mesmo fundo indenizatório que servirá de garantia às operações de créditos deste grupo. Este fundo tem a finalidade de quitar integral ou parcialmente as dívidas contraídas pelo segurado, resultantes da ocorrência de um sinistro previsto na apólice.

Uma característica peculiar deste tipo de seguro é que o seu principal beneficiário, isto é, quem receberá prioritariamente a indenização, será a instituição credora que concedeu o financiamento, crédito ou empréstimo. Veja a seguir os principais tipos de operações cobertas por apólices prestamistas:

  • Consórcios;
  • Cartões de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos consignados;
  • Empréstimos com bancos ou financeiras;
  • Financiamento de imóveis ou veículos;
  • Financiamento (crediário varejista) de bens como móveis e eletrodomésticos.

Quanto custa o seguro prestamista

O fato de ser um seguro em grupo significa que o mesmo risco é dividido entre várias pessoas, porém nem todas as pessoas do grupo precisarão recorrer ao benefício deste fundo. Esta diluição dos custos e dos riscos são fatores que tornam o seguro prestamista mais barato, ainda que os valores possam variar a depender principalmente de três fatores: a idade do segurado, o prazo e o custo do valor financiado.

Diferentes modalidades do seguro prestamista, no que se refere ao tipo de pagamento, também podem alterar o valor a ser pago pelo segurado. Algumas empresas ou lojas, por exemplo, oferecem opções de seguros com quitação total ou parcial do saldo de uma dívida em caso de sinistro.

Como contratar o seguro prestamista

Outra característica peculiar do seguro de vida prestamista é que ele não é contratado diretamente entre segurado e seguradora. Por representar uma garantia tanto às instituições concedentes de crédito quanto ao patrimônio dos devedores, normalmente este seguro é oferecido pelas próprias lojas ou instituições de crédito aos clientes, desde que associadas à uma seguradora.

Essa forma de oferecer o seguro prestamista, normalmente como uma fatia leve e optativa atrelada às parcelas do empréstimo ou financiamento, é uma das responsáveis pelo crescimento deste segmento no mercado.

Apesar do principal beneficiário da indenização prestamista ser a empresa credora, o segurado pode escolher um segundo beneficiário que receberá o restante da indenização caso o valor contratado supere o valor da dívida a ser paga.

A importância de proteger o seu patrimônio e o da sua família caso você venha a faltar e a necessidade das instituições se prevenirem contra a inadimplência originada de fatores imprevistos, torna este tipo de seguro vantajoso e valioso para ambos os lados.

Você já segurou alguma dívida sua? O que acha dessa ideia? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários!

 

ial corretora de seguros

Avenida JK, Quadra 106 Norte, Lote 14, Sala 107, Palmas - Tocantins - 77006.044

atendimento@ialcorretora.com.br

(63)3224-1490

(63)98468-8161

Associados Ibracor