(63)3224-1490
(63)98468-8161
IAL Corretora de Seguros

Seguro de responsabilidade civil, você sabe o que é?

Seguro de responsabilidade civil, você sabe o que é?

O seguro de responsabilidade civil é um tipo de apólice que tem o objetivo de fornecer cobertura para eventuais reclamações ou ações judiciais tendo como base o Código Civil.

Essa apólice pagará pelos danos resultantes da conduta do segurado e por reivindicações feitas contra um segurado enquanto ela estiver em vigor. Isso inclui reivindicações de responsabilidade civil que ocorrem como resultado de qualquer atividade profissional ou danos involuntários causados a outras pessoas, sejam eles materiais ou corporais.

Várias apólices de seguro (por exemplo, seguros de automóveis e residências) incluem responsabilidade civil, mas podem ser limitadas.

Se você nunca contratou essa apólice de seguro, continue lendo este artigo para descobrir exatamente o que ela cobre. Acompanhe a seguir.

O conceito de responsabilidade civil

A responsabilidade civil significa ser responsável por ações e práticas que possam prejudicar outras pessoas (ou animais), mas que não são criminosas. Dessa forma, esse tipo de ação não é considerada premeditada.

Em vez disso, a responsabilidade civil diz respeito aos momentos em que não há intenção de causar danos, mas eles ocorreram de qualquer maneira. Por exemplo, durante um hipotético acidente de trânsito causado por você, uma pessoa que está em outro veículo é ferida.

Em casos como esse, o terceiro afetado pode decidir que você assuma responsabilidade civil por tudo que deu errado e tentar reivindicar danos. E isso pode deixá-lo aberto a alguns pagamentos de compensação para a quitação do conserto do veículo e de despesas médicas, sem mencionar os custos legais, por exemplo.

É importante salientar que, além dos custos de defesa, se você perder a ação, terá de pagar as despesas do reclamante também.

Diferentes tipos de responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil contém proteção contra vários tipos de responsabilidade, como, por exemplo, responsabilidade pública, pelo produto ou indenização profissional.

A responsabilidade pública inclui danos à propriedade, que surgem das atividades de um grupo ou organização. A responsabilidade pelo produto abrange ferimentos ou danos resultantes de um produto que foi vendido. E a indenização profissional inclui erros e omissões, como dar maus conselhos ou deixar de agir quando apropriado.

Um tipo de reclamação pode incluir danos sofridos por terceiros ao utilizar equipamentos defeituosos. Outro tipo de reivindicação comum é quando um indivíduo foi ferido ao seguir instruções ou conselhos de uma pessoa.

As reivindicações também podem ocorrer, ainda, quando o gado escapa e causa ferimentos em pessoas, quando o portão de um proprietário de terra é deixado aberto, entre outros. Dessa forma, existem diversos seguros específicos para diferentes finalidades isoladas.

As coberturas do seguro de responsabilidade civil

O seguro inclui responsabilidades que podem ocorrer a terceiros ou que sejam resultado de ações do segurado. A responsabilidade pode ser acionada como resultado de uma lesão sofrida por qualquer pessoa ou terceiro e sua propriedade.

Outras ocorrências de responsabilidade envolvem invasão e incômodo. As ações de um segurado podem incluir, ainda, calúnia ou difamação que não foram intencionais.

Todas as coberturas fornecidas por seguro de responsabilidade civil serão discriminadas na apólice. Isso inclui o tipo de responsabilidade coberta e quais danos são pagos a partir da contratação.

Os danos incluem aqueles resultados de atividades pessoais ou profissionais, além de reclamações feitas de acordo com o Código Civil, a menos que seja especificamente excluído da apólice. A cobertura também é fornecida para quaisquer custos legais que ocorram.

Normalmente, as seguradoras que oferecem seguro de responsabilidade civil têm muitas exclusões incluídas em uma apólice. Essas exclusões podem incluir atos que são cometidos deliberadamente pelo segurado e reivindicações de uma organização que é controlada pelo segurado.

Dessa forma, é muito importante encontrar uma boa corretora para que ela ajude-o a avaliar e gerenciar seus riscos, além de fornecer conselhos sobre soluções de seguro responsabilidade civil adequadas às suas necessidades.

E você, ficou interessado em contratar o seguro responsabilidade civil? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco! Até a próxima!

 

ial corretora de seguros

Avenida JK, Quadra 106 Norte, Lote 14, Sala 107, Palmas - Tocantins - 77006.044

atendimento@ialcorretora.com.br

(63)3224-1490

(63)98468-8161

Associados Ibracor