(63)3224-1490
(63)98468-8161
IAL Corretora de Seguros

A indenização de seguro paga a Tabela Fipe de qual mês?

A indenização de seguro paga a Tabela Fipe de qual mês?

Questões em relação ao seguro de automóveis, geralmente, podem gerar dúvidas para alguns proprietários do veículo. 

Por isso, neste post, falaremos sobre o valor a ser pago pela indenização de seguro integral do veículo. Confira como seguir a Tabela Fipe do mês adequado da indenização de seu seguro para se planejar antes de receber o valor da seguradora.

A Tabela Fipe e seu papel para a indenização do seguro

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização privada que, dentre outros projetos e contribuições na área de pesquisas econômicas, disponibiliza uma lista com valores médios dos veículos no mercado. 

Os preços apresentados na Tabela Fipe têm valor variável, sendo a tabela atualizada mensalmente. Dessa forma, a indenização do seguro pode ser liquidada de acordo com o mês vigente previsto.

É importante lembrar que a indenização de seguro considerada, nesse caso, é a de veículos segurados constados na apólice. Em caso de veículo de terceiros, não necessariamente a Tabela Fipe é utilizada como base.

As modalidades de cobertura de indenização de seguro de veículos

As modalidades de cobertura de veículo contam com dois diferentes valores. Primeiro, temos o Valor Referenciado (ou, como descrito comumente em apólices de seguro de veículo, Valor de Mercado).

O Valor Referenciado é previsto contratualmente como um percentual com base no que consta na tabela Fipe. Já o Valor Determinado é fixo e estipulado em apólice, não sendo baseado em nenhum percentual a partir da Tabela Fipe.

De acordo com a modalidade de seguro contratada, a indenização será avaliada em decorrência de um sinistro que seja coberto por essa apólice. Roubo ou perda total, por exemplo, são condições que podem ser indenizadas integralmente pelo seguro.

O processo entre o aviso do sinistro e a sua liquidação dura cerca de 30 dias. Nesse caso, qual seria o mês de referência a ser considerado para o cálculo de indenização de seguro? Veja a seguir!

O processo de sinistro e onde aplicar a Tabela Fipe

O processo de sinistro passa por duas etapas distintas. Primeiro, temos a data de ocorrência, quando a documentação requerida é entregue. Depois, temos a data de liquidação. É comum que, por conta do período de um mês, haja dúvidas em relação à indenização do seguro.

Por isso, é importante saber que é na data do pagamento da indenização do seguro (data de liquidação) que se aplica o valor da Tabela Fipe. Liberado o pagamento da indenização do seguro, o valor dado ao segurado será um percentual com base no valor correspondente ao seu veículo no mês em que foi realizado o pagamento.

Essa informação pode ser encontrada com maiores detalhes nas cláusulas contratuais de seguro de seu automóvel, geralmente discriminadas no item “Valor de Indenização”, por exemplo.

Uma apólice com cláusula como a que segue de exemplo demonstra claramente que a indenização do seguro – contratada na modalidade de Valor de Mercado – será “vigente na data de liquidação do sinistro”.

Portanto, lembre-se de sempre se manter atualizado sobre o mês da Tabela Fipe seguinte ao mês em que o processo de sinistro foi aberto. Assim, você estará mais bem preparado e poderá ter um planejamento melhor para reinvestir a indenização do seguro.

Você ficou com alguma dúvida sobre a indenização de seguro e a Tabele Fipe? Deixe seu comentário ou entre em contato com um de nossos corretores e até a próxima. 

Cadastre-se para receber novidade e dicas exclusivas

loading...
ial corretora de seguros

Avenida JK, Quadra 106 Norte, Lote 14, Sala 107, Palmas - Tocantins - 77006.044

atendimento@ialcorretora.com.br

(63)3224-1490

(63)98468-8161

Associados Ibracor