A indenização de seguro paga a Tabela Fipe de qual mês?

Questões em relação ao seguro de automóveis, geralmente, podem gerar dúvidas para alguns proprietários do veículo.
Por isso, neste post, falaremos sobre o valor a ser pago pela indenização de seguro integral do veículo. Confira como seguir a Tabela Fipe do mês adequado da indenização de seu seguro para se planejar antes de receber o valor da seguradora.
A Tabela Fipe e seu papel para a indenização do seguro
A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização privada que, dentre outros projetos e contribuições na área de pesquisas econômicas, disponibiliza uma lista com valores médios dos veículos no mercado.
Os preços apresentados na Tabela Fipe têm valor variável, sendo a tabela atualizada mensalmente. Dessa forma, a indenização do seguro pode ser liquidada de acordo com o mês vigente previsto.
É importante lembrar que a indenização de seguro considerada, nesse caso, é a de veículos segurados constados na apólice. Em caso de veículo de terceiros, não necessariamente a Tabela Fipe é utilizada como base.
As modalidades de cobertura de indenização de seguro de veículos
As modalidades de cobertura de veículo contam com dois diferentes valores. Primeiro, temos o Valor Referenciado (ou, como descrito comumente em apólices de seguro de veículo, Valor de Mercado).
O Valor Referenciado é previsto contratualmente como um percentual com base no que consta na tabela Fipe. Já o Valor Determinado é fixo e estipulado em apólice, não sendo baseado em nenhum percentual a partir da Tabela Fipe.
De acordo com a modalidade de seguro contratada, a indenização será avaliada em decorrência de um sinistro que seja coberto por essa apólice. Roubo ou perda total, por exemplo, são condições que podem ser indenizadas integralmente pelo seguro.
O processo entre o aviso do sinistro e a sua liquidação dura cerca de 30 dias. Nesse caso, qual seria o mês de referência a ser considerado para o cálculo de indenização de seguro? Veja a seguir!
O processo de sinistro e onde aplicar a Tabela Fipe
O processo de sinistro passa por duas etapas distintas. Primeiro, temos a data de ocorrência, quando a documentação requerida é entregue. Depois, temos a data de liquidação. É comum que, por conta do período de um mês, haja dúvidas em relação à indenização do seguro.
Por isso, é importante saber que é na data do pagamento da indenização do seguro (data de liquidação) que se aplica o valor da Tabela Fipe. Liberado o pagamento da indenização do seguro, o valor dado ao segurado será um percentual com base no valor correspondente ao seu veículo no mês em que foi realizado o pagamento.
Essa informação pode ser encontrada com maiores detalhes nas cláusulas contratuais de seguro de seu automóvel, geralmente discriminadas no item “Valor de Indenização”, por exemplo.
Uma apólice com cláusula como a que segue de exemplo demonstra claramente que a indenização do seguro – contratada na modalidade de Valor de Mercado – será “vigente na data de liquidação do sinistro”.
Portanto, lembre-se de sempre se manter atualizado sobre o mês da Tabela Fipe seguinte ao mês em que o processo de sinistro foi aberto. Assim, você estará mais bem preparado e poderá ter um planejamento melhor para reinvestir a indenização do seguro.
Você ficou com alguma dúvida sobre a indenização de seguro e a Tabele Fipe? Deixe seu comentário ou entre em contato com um de nossos corretores e até a próxima.
Mais Lidas
- A indenização de seguro paga a Tabela Fipe de qual mês?
- 11 dicas valiosas para economizar no seguro do seu carro
- Seguro Residencial: Conheça as principais coberturas
- Homens ou mulheres? Quem paga mais pelo seguro do carro
- 7 dicas para contratar um seguro sem sair de casa
- 3 atitudes de quem deseja o melhor para sua família
- Seguro Residencial: 5 razões para fazer um seguro
- Saiba em quais casos o seguro cobre danos à pintura
- Corretora de Seguros: Por que o atendimento é importante?
- Prevenir ou remediar: qual é a melhor opção para proteger a família